Capacitação em informação e comunicação digital sobre alimentos e alimentação

A Comida na Boca do Povo
Um curso que prepara os profissionais e empreendedores do setor agroalimentar para comunicarem nas mídias digitais, sensibilizando-os para um trabalho editorial consciente, coerente com seus projetos, e de qualidade.
Online
13
.
03
.
2024
a
13
.
12
.
2024
180 horas
de formação
12
vagas
Receba informações deste curso

Descobrindo a essência da comunicação

O curso A Comida na Boca do Povo é uma capacitação em informação e comunicação digital sobre alimentos e alimentação, certificada na França através da Verakis Food Academy.

Trata-se de uma formação única, totalmente online, ao vivo,  onde cada aluno, no decorrer do curso, irá desenvolver um projeto de comunicação na área agroalimentar. Os alunos terão contato com profissionais especialistas em suas áreas de atuação com aulas ao vivo e contato direto com o grupo docente composto por profissionais do setor da comunicação e jornalismo especializado e científico. 

O curso pretende capacitar os profissionais que buscam informar e comunicar sobre alimentos e alimentação de forma responsável, consciente e eficiente.

Certificação Internacional Verakis
Em colaboração com

Cenário

Profissionais técnicos do setor agroalimentar sentem necessidade de informar e comunicar, mas acabam metendo os pés pelas mãos por não conhecerem adequadamente ferramentas e preceitos e estratégias de comunicação. Muitas vezes se deixam levar pelos modismos de comunicação e pelos famosos algoritmos das redes sociais e acabam, inocentemente, corroborando para uma inadequada e péssima informação para o público leigo e consumidores.

Comunicadores, por sua vez, desconhecem os meandros das ciências, inclusive as ciências dos alimentos e da alimentação, as especialidades do setor agroalimentar, os jogos de poder, ego e competição, entre fontes de informação, e corroboram também para uma série de resultados nefastos da alimentação e consumo de alimentos por parte de leigos e consumidores.

Uma das soluções para esse problema é a conscientização dos profissionais envolvidos na divulgação de informações técnico-científicas relacionadas com alimentos e alimentação. Essa conscientização compreende profissionais do setor agroalimentar e comunicadores.

É evidente que a melhoria da qualidade das informações veiculadas não é suficiente, pois proporcionar as populações, meios para que elas possam exercer seu espírito crítico sobre a origem e o conteúdo destas informações, também é de extrema importância.

SOBRE o curso

SOBRE A VISITA TÉCNICA

Informar e comunicar sobre alimentos e alimentação de forma responsável

O curso A Comida na Boca do Povo tem como objetivo - conscientizar e preparar especialistas, pesquisadores, empreendedores e comunicadores das áreas dos alimentos e da alimentação, quanto à importância e a necessidade da informação e comunicação de qualidade. Durante o curso os alunos são desafiados a desenvolver um projeto de informação e comunicação, criar sua estratégia e escolher as melhores ferramentas de comunicação, além de compreenderem a importância da implicação de cada um nas tomadas de decisão em todo processo.

A formação é composta por 10 módulos de aprendizagem. No final dos 10 módulos os participantes saem com um projeto de comunicação construído com a supervisão de comunicadores e especialista em comunicação de alimentos.

Em cada módulo o participante vai evoluindo seu projeto com auxílio das tutorias mensais individualizadas, e trimestrais em grupo, até colocá-lo em prática.

Para obtenção do certificado europeu de educação continuada  em “Capacitação em informação e comunicação digital sobre alimentos e alimentação”, o aluno deve completar pelo menos 180 horas de formação. O aluno não deve ultrapassar 10% do total da carga horária cumprindo módulos à distância (sessões gravadas).

Distribuição da carga horária: 45% teórico-prático em sessões síncronas com os professores, 40% para criação do Projeto Final e 15% com mentorias para desenvolvimento do Projeto Final.

Período: 3 horas às quartas-feiras 3 horas às quintas-feiras, 3 horas às sextas-feiras (1 ou 2 vezes por mês) 

Horários: 15h às 18h às quartas e quintas feiras, e 15h às 17h às sexta-feiras

FORMATO: O curso é online. As apresentações são ao vivo, com interações com os professores.

  • Será utilizado o Zoom para as transmissões ao vivo, e os links estarão disponíveis nesta plataforma do Verakis Ensina.
  • Neste mesmo local ficarão também os vídeos das Apresentações Temáticas, textos, exercícios, dentre outros que cada formação e professor entender pertinente.
  • Todas as sessões serão gravadas e ficarão disponíveis na plataforma por 3 meses para consulta.
  • As apresentações serão em português.
  • Cada aluno deverá criar um Projeto pessoal que será desenvolvido e construído durante o curso.

Programa e Conteúdo

  • Módulo 1 - A comida ponto com – reflexões sobre o contexto das informações sobre alimentos, alimentação e nutrição, e estratégia de comunicação digital
  • Módulo 2 – A comida pelo olhar – identidade visual
  • Módulo 3 – A como pelas palavras – escrita digital
  • Módulo 4 – Signos e sinais da comida – semiótica, a importância dos signos e sinais que usamos
  • Módulo 5 – Escrita de popularização científica
  • Módulo 6 – Fontes de informação – que tipo, onde e como se informar para informar (fontes científicas, fontes de mercado)
  • Módulo 7 – A comida na foto – produção para fotografia de alimentos
  • Módulo 8 – A comida na infografia – pensar na organização de informações por meio de infográficos
  • Módulo 9 – A comida gravada – roteiro, vídeo e podcast
  • Modulo 10 – Food Sketch

Receba mais informações sobre este curso

Receba mais informações sobre esta visita técnica

Os cursos Verakis são contemporâneos e vanguardistas, para quem está de olho no futuro, quer ser e fazer diferente. Preencha o formulário e receba informações detalhadas.
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.
Obrigado! Seu pedido foi submetido com sucesso. Em breve receberá no seu email mais informações sobre este curso.
Ocorreu um erro ao submeter o formulário. Por favor, tente de novo.
Perguntas frequentes
Nossa seção de FAQ está aqui para esclarecer todas as suas perguntas sobre os cursos oferecidos pela Verakis. Não encontrou o que procurava? Não deixe de entrar em contato conosco.

Há valores diferenciados para grupos? 

Quais são os locais de visita ?

Quem organiza a entrada no país onde os cursos são realizados?

Como posso pagar os cursos da Verakis Food Academy?

Transportes e Traslados: Quem organiza os transportes para visitas e missões técnicas?

Idiomas dos Cursos: Os cursos têm tradução?

O que está incluído nos valores dos cursos oferecidos na Europa?

Como posso entrar em contato com a Verakis Food Academy?

Como se inscrever em um curso realizado na Europa?

Testemunhos

O que dizem nossos alunos sobre este curso Verakis Food Academy

Terminei o curso com os conhecimentos necessários para desenvolvimento de um projeto de comunicação. Com a Verakis você aprende fazendo!

Milene Gomes
Milene Gomes
Engenheira de Alimentos
Professora UFAPE
Edição 2020

Através do curso consegui adquirir uma nova perspectiva de como o marketing e suas ferramentas são importantes para o desenvolvimento do meu projeto, com um ensino dinâmico e enriquecedor.

Carolina Andriolli
Carolina Andriolli
Nutricionista
Nutrideuan
Edição 2021

O curso vai muito além de apresentar a comunicação sobre alimentação pela internet. Os excelentes professores despertam uma visão abrangente e crítica sobre os canais de comunicação e ferramentas para planejar projetos de comunicação. Recomendo!

Camila Miret
Camila Miret
Engenheira de Alimentos
Diretora da Especia Consultoria
Edição 2020