02
.
03
.
2024

Perspectivas da alimentação humana - Alimentação: Avanços e Controvérsias

Esta sessão pretende abordar alimentação de maneira interdisciplinar, para que as informações que circulam no âmbito social sejam mais coerentes, que as ações de conscientização, educação, promoção da saúde, etc. que envolvem a alimentação, sejam lógicas, lúcidas e eficientes, as controvérsias devem ser discutidas sob vários pontos de vista.

Desde a publicação dos primeiros relatórios e alertas da OMS e FAO sobre o Estado Nutricional e a produção de alimentos no mundo, a alimentação e todos os aspectos que envolvem a produção e consumo de alimentos, é abordada por uma multitude de profissionais, sobre diversos pontos de vista; é parte importante da agenda política de inúmeros países; é um tema midiático; além de continuar sendo um elemento importante do cenário político, social, econômico, mercadológico e social.

Considerando a “cacofonia” da alimentação, não somente do ponto de vista definido por Fischler (1993), é notório que cada especialista ou ator no âmbito da alimentação, aborde o tema segundo o seu ponto de vista e as controvérsias, quando expostas, acabam sendo limitadas.

Neste sentido, se se quer que a alimentação seja abordada de maneira interdisciplinar, que as informações que circulam no âmbito social sejam mais coerentes, que as ações de conscientização, educação, promoção da saúde, etc. que envolvem a alimentação, sejam lógicas, lúcidas e eficientes, as controvérsias devem ser discutidas sob vários pontos de vista.

Este é o primeiro livro da Coleção Verakis: Visão Plural da Alimentação, este primeiro livro aborda os temas que foram apresentados por diversos profissionais durante o workshop Alimentação: Avanços e Controvérsias realizado em 2020.

Organizadores:

Juliana T. Grazini dos Santos: Doutora. em Informação e comunicação pela Universidade de Paris VII (Denis Diderot), Diretora da Verakis Food Academy e Presidente da Fundação Verakis, trabalha com mediação das ciências dos alimentos, da alimentação e da nutrição há mais de 3 décadas.

Paula Feliciano: Mestra em Culturas e Identidades Brasileiras pelo IEB-USP, graduada em Gastronomia e pós-graduada em Docência para o Ensino Superior pelo Senac São Paulo. Tem formação em Patrimônio, Memória e Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Referência do museu Casa Mário de Andrade e passou por estágios na Fundação Alícia e no Observatório de Alimentação da Universidade de Barcelona. Atua como coordenadora de projetos na Verakis Brasil, pesquisadora de cultura e culinária e como professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Gastronomia no Centro Universitário Senac em temas como pesquisa culinária, patrimônio alimentar, turismo gastronômico, dentre outros. Autora do livro “Produtos de Origem e Patrimônio Alimentar” pela Editora Senac.

Adriano Andreghetto: Estudante de doutoramento na Universidade Helênica (Grécia), é formado em Ciências dos Alimentos pela ESALQ/USP e Mestre em Marketing Digital pela Universidade Europeia (Lisboa) cujo tema da dissertação é “A procura por informação sobre alimentação saudável nos media digitais”. Vive em Portugal desde 2017 e é atualmente responsável pelas ações de Marketing Digital da Verakis, através da GOMO Digital, agência de webdesign onde é sócio-diretor.

Faça a sua inscrição
Arquivo Papo à Mesa
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin at est volutpat, iaculis nunc eget, consequat augue. Suspendisse at ligula metus. Donec luctus efficitur massa non dapibus. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum.