Em junho de 2025, o Basque Culinary Center, em parceria com a AgroBank, unidade especializada no setor agro do CaixaBank, apresentou recentemente a iniciativa Impulso Agro, que destaca 40 jovens profissionais com menos de 40 anos. Eles estão à frente de projetos que trazem soluções inovadoras e de alto impacto para os principais desafios atuais e futuros do sistema agroalimentar e gastronômico.
As propostas desses jovens vão de bebidas sem álcool a tecnologias de monitoramento para pecuária, passando por novos modelos de cultivo, valorização de subprodutos agrícolas e recuperação de saberes tradicionais. O que todos eles têm em comum é a capacidade de aliar inovação, sustentabilidade e compromisso social, gerando transformação em diferentes etapas da cadeia alimentar.
O propósito do projeto vai além do reconhecimento individual. A intenção é criar um espaço de conexão e colaboração entre os diferentes agentes do setor agroalimentar, estimulando a troca de experiências, a inspiração mútua e o fortalecimento de uma rede de profissionais dispostos a promover mudanças significativas no setor.
Os profissionais selecionados foram organizados em categorias que refletem os principais desafios e oportunidades do setor atualmente: sustentabilidade social, econômica e ambiental; sucessão e renovação geracional; inovação e pesquisa; empreendedorismo e profissionalização; transformação digital; mudanças nos hábitos de consumo e a integração entre produto e gastronomia.
Os 40 jovens reconhecidos refletem o dinamismo do meio rural e a força transformadora das novas gerações. Um traço comum entre todos eles é a crença de que a alimentação, em suas múltiplas dimensões — saúde, cultura, tradição, prazer, história —, ocupa um lugar central na vida das pessoas.
Em um cenário que por décadas priorizou a segurança e a acessibilidade alimentar, muitos desses jovens agora se dedicam a recuperar o valor simbólico e social da produção de alimentos, apostando em modelos mais sustentáveis, conscientes e integrados com as demandas da sociedade.
A categoria com maior número de representantes foi a de sustentabilidade, evidenciando a crescente preocupação com o equilíbrio entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais. Também se destaca a presença significativa de projetos voltados para o relevo geracional, uma das questões mais urgentes do setor, além de um número expressivo de iniciativas empreendedoras que estão promovendo a profissionalização do agro a partir de abordagens inovadoras.
Um aspecto de destaque dessa primeira edição é a forte presença de mulheres liderando projetos, sinalizando uma transformação importante no cenário rural espanhol. Outro ponto que chama atenção é o número expressivo de iniciativas voltadas à sustentabilidade ambiental, social e econômica, evidenciando o foco dessa geração em encontrar soluções mais equilibradas e responsáveis para os desafios do setor.
Além de trabalhar pela renovação geracional, muitos desses jovens empreendedores estão promovendo a profissionalização do meio rural, apostando em novas tecnologias, modelos de negócio e formas alternativas de produção e comercialização. Para todos eles, o alimento não é apenas um produto, mas um agente de mudança territorial: social, econômica e ambiental.
Se você quiser conhecer os 40 projetos selecionados pode acessar a lista completa no AgroBank Hub, através deste link.
Imagem: Freepik