02
.
11
.
2020

Versão grande público do Guia Alimentar francês para adultos

Nova brochura para ajudar os franceses a melhorar a alimentação diária com dicas e receitas. Iniciativa faz parte do Programa Nacional de Nutrição e Saúde.

Nova brochura para ajudar a população francesa a melhorar sua alimentação diária por meio de conselhos simples, dicas divertidas e receitas baratas, em um processo de mudança gradual, foi lançada.

Ou, um canal de popularização do novo Guia Alimentar e nutricional para adultos franceses, publicado em 2019.

Na França as recomendações para alimentação e atividade físicas são definidas e divulgadas pelo poder público desde a implantação do Programa Nacional de Nutrição e Saúde (PNNS) em 2001.

O PNNS é um plano de saúde pública que visa melhorar o saúde da população atuando sobre um de seus determinantes principal: nutrição, entendida como alimentação e atividade fisica.

Este programa foi estendido em 2006 (PNNS-2), em 2011 (PNNS-3) e em 2019 (PNNS-4), sempre reavaliado.

Chamadas de “benchmarks nutricionais PNNS”, as recomendações foram definidas para cinco categorias de populações: adultos, mulheres grávidas, maiores de 55 anos, crianças e adolescentes.

Desde 2001, as diretrizes nutricionais do PNNS foram divulgadas à população francesa por diferentes meios de comunicação: guias de nutrição, o site
mangerbouger.fr e campanhas de mídia.

Eles foram integrados e devem ser retransmitidos pelo profissionais do setor saúde, setor social, educação nacional, dentre outros.

Desde 2007 também são veiculados pelo setor agroalimentar, e Código de Saúde francês obriga que os anunciantes de produtos alimentícios industrializados deixem claras as mensagens de saúde (“slogans santé) definidas pelo PNNS nos seus anúncios.

Desde a criação dos primeiros referenciais nutricionais da PNNS em 2001, o conhecimento adqurido pelos pesquisadores, sobre a relação entre alimentação e saúde e sobre a relação entre atividade física, estilo de vida sedentário e saúde evoluíram consideravelmente. Os modos de consumo, estilos de vida (estilo de vida mais sedentário, menos atividade física em certas categorias de pessoas) também mudam.

Por isso é que a França desde 2012 investe nos diversos estudos que com o intuito de revisar “benchmarks” para a população, levando em consideração estes
novo conhecimento.

Para acessar a brochura desteninada ao grande público: 339890_spf00002462 (1)

Imagem : Capa da brochura.