06
.
05
.
2020

Orientações para o desconfinamento do setor agroalimentar francês

A França começa a se desconfinar e o setor agroalimentar se prepara. Guia oferece conselhos e propostas para retomada das atividades com segurança. Leia mais.

A França começa a se desconfinar e o setor agroalimentar se prepara.

A ANIA (Associação Nacional da Indústrias Agroalimentares), a Cooperação Agrícola, as Organizações de Empregadores das Indústrias de Processamento de Aves, a FIA (Federação de Indústrias Avícolas), o CNADEV (organização profissional que reúne profissionais no abate e processamento de aves, coelhos e crianças), e cinco organizações sindicais de funcionários da agroalimentar (FGA-CFDT, FGTA-FO, CFTC Agri, CFTC CSFV, CFE-CGC Agro), criaram um guia para ajudar a retomada das atividades durante o desconfinamento na França.

O guia ou manual oferece conselhos e propostas concretos, que permitirão que as empresas façam os questionamentos certos e coerentes para a criação de planos de ação que garantam a saúde e a segurança dos funcionários, antecipem a melhor organização do trabalho e dos processos para retomada rápida e ideal.

“Como integrar o processamento de estoque na organização da retomada da atividade?”, “Como planejar a retomada em harmonia com a de seus clientes e fornecedores?”, “Como antecipar uma capacidade de produção baseada na incerteza ligada a possíveis mudanças em seu mercado?”, são algumas das perguntas que o guia responde.

A principal questão da saúde e segurança dos funcionários é ilustrada pelos elementos de um diálogo construtivo com representantes da equipe sobre avaliação de riscos, bem como conselhos para a implementação e comunicação de medidas de barreira de segurança e higiene (compra e disponibilidade de máscaras de qualidade, manutenção de locais de trabalho).

O guia também propões ações para o retorno dos funcionários aos locais : organização das instalações (fluxos de entrada/saída; viagens, recepção de pessoas de fora), definição de uma política de casa/trabalho e jornadas profissionais, especialmente para consultores e vendedores, e a organização de espaços para respeitar o distanciamento social.

A questão da retomada controlada da produção com o envolvimento de fornecedores e clientes (agricultura a montante para o fornecimento de matérias-primas, transporte e distribuição) é abordada tratando-se de questões relacionadas ao respeito e execução de contratos comerciais, respeito pelos planos de negócios, assim como a produção não poder ser retomada sem avaliação de estoque e conhecimento da situação dos fornecedores e prestadores de serviços.

Por fim, as empresas são orientadas na preparação essencial de um inventário financeiro e contábil para garantir sua situação (diagnóstico de fluxo de caixa, capacidade de investimento disponível, sinais de medidas governamentais de emergência).

O Guia (em francês) se encontra no site da https://www.ania.net/alimentation-sante/cp-coronavirus-deconfinement-et-reprise-dactivite-un-guide-daide-aux-entreprises-de-lalimentation-coconstruit-avec-les-organisations-syndicales