A agricultura é um aspecto importante na transformação de nosso modelo de negócios de baixo impacto. Favorecer os circuitos curtos, desenvolver uma agricultura sustentável com menos pesticidas e acelerar os setores orgânicos a preços acessíveis, são os leitmotifs que florescem por todos os lados.
Biocontrole, big data agrícola, robótica e biologia vegetal… Segundo a France Invest, o setor de “Agritechs” foi o segundo mais atraente para os investidores, com mais de 257 milhões de euros investidos em 22 startups.
Mas o fornecimento de tecnologia pode acelerar a transformação em direção a uma agricultura mais sustentável? Os insumos tecnológicos realmente reduzirão os insumos químicos, melhorarão o bem-estar animal, reduzirão a pegada de carbono das fazendas agrícolas?
A agricultura racional requer primeiro um inventário preciso das terras agrícolas e para isso a tecnologia de investigação da qualidade ambiental dos solos agrícolas estão cada vez mais presentes no campo, incluindo três índices: biodiversidade, poluição e carbono.
Outra realidade no setor da produção primária de alimentos são as fazendas verticais de alta tecnologia prontas para uso, reutilizando edifícios existentes.
Inteligência tecnológica (AI + Cloud), microdosagem de nutrientes, análise da temperatura da água, sensores de pinça que medem o fluxo da seiva ajudam a melhorar as qualidades gustativas produzidas nestas fazendas, além de aumentar o volume de produção.
Uma fazenda com 400 sistemas de cultivo poderá produzir, por exemplo, 2.400 toneladas de salada / ano, ou 4 milhões de euros em faturamento.
Controlar o uso da água com medidores comunicantes é tanto uma garantia de lucratividade para o agricultor quanto uma boa prática de conservação da biodiversidade.
Na pecuária a tecnologia também está cada vez mais presente, com a tecnologia na produção animal sustentável, com o monitoramento do bem-estar animal, por exemplo. Já se pode monitorar a atmosfera dos estábulos (nível de CO2, NH3, temperatura, umidade), e analisar o nível de agitação dos animais em tempo real por vídeo de acordo com sua localização no espaço ou sua postura.
O objetivo é também poder detectar a síndrome da gripe por uma análise de IA das rotas das aves domésticas e, em particular, detectando imediatamente aquelas que estão doentes.
A produção de alimentos, a distribuição dos mesmos, o acesso e os preços são questões que permeiam políticas governamentais de incentivo e regulação de mercado, e questões de mercado e comportamento do consumidor contemporâneo.
Quer saber mais sobre a “Configuração atual, desafios e perspectivas dos sistemas alimentares mundiais” ?
O II Workshop “Alimentação: avanços e controvérsias” da Verakis começa com os pontos de vista:
&
E em seguida participe da discussão com eles ao vivo. Faça a sua pergunta, comente o seu ponto de vista e dsicuta com eles.
Reserva a sua vaga e vem com a Verakis pensar num futuro melhor!
E anota na agenda: de 24 a 29 de maio de 2021 na plataforma Verakis-Ensina.


Fonte: https://www.thegood.fr/agritechs-la-tech-au-service-dune-agriculture-plus-durable/
Iùagem: picjumbo_com