Durante a crise sanitária e econômica que a França enfrenta desde o final de fevereiro de 2020, identificando « um ganho adicional de 100.000 euros em abril pelo setor agroalimentar » Nicolas Chabanne decidiu usar esse excedente para ajudar os trabalhadores independentes, pequenos comerciantes e todos os necessitados.
Ele criou um fundo de solidariedade e convida todos os grandes nomes da indústria de alimentos a se juntarem a ele.
A distribuição ocorrerá através da plataforma de crowdfunding Bouge ton coq!, uma plataforma associada aos prefeitos de cidades rurais para criar arquivos de suporte e ajudar pequenas empresas, artesãos e produtores locais. https://www.bougetoncoq.fr/
Fatal para certos setores, o COVID-19 continua a enriquecer a indústria de alimentos: + 380% das vendas de massas, + 70% de ovos, + 40% de leite … até o final de março. (Nielsen)
“É uma loucura o que aconteceu (…). São vendas recordes como nunca vimos nos supermercados. Mas também foi isso que chamou nossa atenção (…), diante dessas vendas incríveis, esse dinheiro extra que ganhamos, deveríamos realmente guardá-lo? ” disse Nicolas Chabanne.
Nicolas Chabanne é o diretor executivo da « C’est qui le patron ? », foi o primeiro a acreditar que os consumidores estavam dispostos a pagar um pouco mais para que os produtores recebessem um preço. Ele criou a marca de produtos idealizada pelos consumidores (C’est qui le patron ? Quem é o patréao ?), para dar a oportunidade aos consumidores de retomarem o controle de sua alimentação, tornando-se atores da concepação de um produto, da produção até a distribuição. . https://lamarqueduconsommateur.com/
Imagem de Wilfried Pohnke por Pixabay