Cursos

Alimentação: Avanços e Controvérsias.

Data: 08 a 12 / Junho / 2020
Local: Barcelona - Espanha

Alimentação: Avanços e Controvérsias.

A alimentação e todos os aspectos que envolvem a produção e consumo de alimentos, desde a publicação dos primeiros relatórios e alertas da OMS e FAO sobre o Estado Nutricional e a produção de alimentos no mundo, é abordada por uma multitude de profissionais, sobre diversos pontos de vista; é parte importante da agenda política de inúmeros países; é um tema midiático; além de continuar sendo um elemento importante do cenário político, social, econômico, mercadológico e social.

Considerando a “cacofonia” da alimentação, não somente do ponto de vista definido por Fischler (1993), é notório que cada especialista ou ator no âmbito da alimentação, aborde o tema segundo o seu ponto de vista e as controvérsias, quando expostas, acabam sendo limitadas.

Neste sentido, se se quer que a alimentação seja abordada de maneira interdisciplinar, que as informações que circulam no âmbito social sejam mais coerentes, que as ações de conscientização, educação, promoção da saúde, etc. que envolvem a alimentação, sejam lógicas, lúcidas e eficientes, as controvérsias devem ser discutidas sob vários pontos de vista.

A ideia de deste breve curso, é mostrar os diversos pontos de vista da alimentação e as controvérsias que surgem quando cada um deles se cruza, a fim de incentivar os atores e especialistas da área a tratarem do tema de forma efetivamente pluri e transdisciplinar. Afinal de contas, o comer para os que se encontram no final da cadeia (o consumidor/ o comedor/ o comensal...) é um ato único, permeado por vários fatores e que pode lhe causa prazer ou angústia.

Objetivo:
Apresentar a alimentação humana por várias perspectivas, buscando discutir sobre os novos paradigmas e desafios sociais relacionados à alimentação, hábitos alimentares, produção e consumo de alimentos, saúde pública, patrimônio, preservação ambiental, dentre outros.

Para quem:
Profissionais e pós- graduandos das áreas de alimentos, alimentação, antropologia, sociologia, economia, marketing, comunicação, nutrição, medicina, agronomia, engenharia de alimentos, entre outros.

Conteúdo:

  • Avanços e controvérsias científicas nas áreas de alimentos, alimentação e nutrição;
  • Diferentes perspectivas, significados e abordagens da alimentação humana;
  • Medicalização da alimentação: mitos e verdades;
  • Comportamento alimentar: novas perspectivas;
  • Alimentação e saúde pública: em busca de ações sagazes e eficientes;
  • Produção de alimentos: qualidade da alimentação, comprometimento com o meio ambiente e sociedade;
  • Políticas públicas: entre a fome e a saciedade, entre a informação e a “cacofonia”, entre objetivos sociais e objetivos eleitoreiros; entre a regulamentação e o “lobby”.

Direção:

Profa Dra. Juliana T. Grazini dos Santos -  Doutora em Informação e Comunicação/Jornalismo Científico/Popularização Científica pela Universidade de Paris 7(Denis -Diderot), vive há mais de 20 anos na França, onde pesquisa e desenvolve trabalhos de jornalismo científico, popularização da ciência e comunicação nas áreas de alimentos, alimentação e nutrição.

Professor Dr. Jesus Contreras - Ex- director  do Observatorio de la Alimentación (ODELA); autor dos livros;  Alimentación y cultura: necesidades, gustos y costumbres e  Alimentaçao, sociedade e cultura.

Professora Dra. Cristina Larrea - É diretora do Observatorio de la Alimentación –ODELA- Universidad de Barcelona, e menbro do CIBERESP y Flacso-España. Cordena a linha de pesquisa Toxic Body.

Coordenação:

Profa Dra. Maria Clara Prata Gaspar de Moraes - é professora associada na Universidade de Barcelona; Doutora em Sociologia pela Universidade de Toulouse Jean-Jaurès (França) e Alimentação e Nutrição da Universidade de Barcelona; Mestre em Ciências Sociais aplicadas à Alimentação na Universidade de Toulouse Jean-Jaurès;  Bacharel em Nutrição Humana; desde 2010  é membro do Observatório de Alimentos (Universitat de Barcelona) e do CERTOP (Université de Toulouse).

Corpo docente: Professores Odela e Verakis.

Certificação: Verakis / Odela - Universidade de Barcelona.

Idioma: Espanhol, Português e Inglês.

Vagas: Mínimo 8, Máximo 15.


Interessado?
Envia sua mensagem.